segunda-feira, 9 de março de 2009

Relatório da Visita de Estudo

Como estava previsto a visita de estudo começou por volta das 15 horas do dia 19 de Fevereiro. Encontrámo-nos todos no Rossio, na Rua da Bestesga, local que fui eu a apresentar explicando que uma firma que ali existia foi um dos locais de trabalho de Fernando Pessoa, como correspondente: a firma Lima Mayer & Perfeito de Magalhães. De seguida o nosso professor de Geometria presentou-nos com uma informação acerca da estátua D. Pedro IV que achei piada. Quando acabámos de falar sobre isso dirigimo-nos para o sítio onde estava a Tabacaria Mónaco que tinha uns desenhos nos azulejos com animais a fumar: uma analogia interessante. Achei a ida à estação de comboios do Rossio demasiado curta, porque me impossibilitou de ver todos os quadros, mas fiquei a saber que Ofélia morava muito perto da estação, e que Fernando Pessoa a esperava num café na mesma zona. O único sítio que estava com receio de ir devido ao meu medo de alturas, foi um dos que permanecemos durante mais tempo: O Elevador de Santa Justa, de onde tinhamos uma bela vista sobre Lisboa. Mais tarde fomos ter à Brasileira, um dos meus cafés favoritos que normalmente é o ponto de encontro no meu círculo de amigas nas Sexta-Feiras à noite, antes de irmos para o Bairro Alto. E eu que sou uma meticulosa apreciadora de café, a Brasileira é um dos sítios onde gosto mais de o beber. A última parte da visita, para mim, foi no café Martinho da Arcada, onde Fernando Pessoa ia regularmente com amigos e com Ofélia.

Uma boa visita de estudo, mas principalmente um bom ambiente de turma.

1 comentário:

  1. Muito foi visto e dito pelo meio destes espaços referidos, mas aceito que tenhas seleccionado estes como os mais significativos para ti. Falta só,agora, o relatório final do trabalho, mas gostei deste percurso que fizeste pelo meio do fogo e da.água. Gostaria de ter encontrado por aqui mais vezes Fernando Pessoa, mas respeito a tua opção.

    ResponderEliminar