segunda-feira, 20 de abril de 2009

Diário de D. João V

24 de Junho de 1709



Meu Diário,


Cada vez me agonia mais cumprir o dever que um matrimónio implica. As duas noites semanais que tenho de dormir com a rainha dão me vontade de não o cumprir. Estou à espera de um descendente à meses e ela não mo parece querer dar. A culpa não é minha claro, pois após todas as minhas tentativas de ter um rapaz, que foram bem cumpridas, a rainha ainda não conseguiu engravidar. Falei com a Igreja, que me dá a sua bênção em todos os meus actos e foi-me dito que certamente eu iria conseguir ter um filho se erguesse um convento grandioso em Mafra. Como a Igreja ainda não me desiludiu, essa vai ser a medida que vou tomar e com alguma sorte terei o meu filho a chegar brevemente. Vou preparar-me para as minhas reuniões com as belíssimas senhoras que me fazem companhia e me tiram deste mundo de obrigações para com Portugal. Mas esse é o meu dever, e eu como toda a elegância irei cumpri-lo sem problemas.

1 comentário: