quinta-feira, 16 de abril de 2009

Diário do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão

17 de Fevereiro de 1710

Abençoado Diário,


O período em que vivemos faz-me questionar seriamente a minha vida e os princípios que sempre segui. A minha devoção a Deus não me permite fazer o que gosto e nada me põe mais triste e inquieto do que não poder construir a minha máquina voadora, principalmente quando tenho a ajuda de Baltazar e de Blimunda, que têm sido uma bênção para mim. Baltazar inspira-me e dá-me forças para continuar e agradeço-lhe as vezes que ele me demoveu de desistir do meu sonho. Ver um homem da guerra que mostra ser tão forte como um homem qualquer e que não liga à sua incapacidade inspira-me a continuar a querer voar onde até agora só subiram Cristo, a Virgem e alguns santos. Tristemente a Igreja nomeia as minhas intenções de bruxaria e perseguem-me por me acusarem de bruxo. Já pensei em desistir e entregar-me mas o meu sonho é ver a passarola acabada e poder voar nela com Baltazar e Blimunda que tanto me ajudaram. A Inquisão não me permite sonhar nos tempos que decorrem e vejo-me assim obrigado a fugir. Desaparecer na minha máquina para onde ninguém me persiga e para onde possa viver em paz. O que me conforma é saber que posso passar o meu projecto a Baltazar caso algo corra mal e que ele o acabará com orgulho e entusiasmo. Continuarei a sonhar mesmo que o meu sonho me classifique como herege ou hipócrita por rezar todos os dias para que nada de mal me aconteça, nem a mim nem aos meus companheiros.

1 comentário:

  1. Adorei a ideia do diário ^^ Acho que é muito original. Gostava de ler o das outras personagens :)

    ResponderEliminar